A combinação dos feriados da Semana Santa e de Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril, impacta positivamente o setor turístico do Maranhão. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), a média de ocupação hoteleira no Polo Lençóis e Delta já é de 82,05%, reflexo do crescimento da demanda por destinos de natureza e experiência e da divulgação do mais recente Patrimônio Mundial Natural.
Para o mesmo período, na capital maranhense, a taxa média de ocupação dos hotéis pesquisados ficou em 60,93%, com expectativa de chegar a 82,5%. O levantamento considerou 11 empreendimentos de São Luís, entre eles dois localizados na orla da cidade, que registram 100% de ocupação. Outros empreendimentos que estão entre 50% e 70%, responderam que esperam atingir entre 75% e 90%.
“A alta procura por hospedagem durante os feriados prolongados evidencia o bom momento do turismo no Maranhão. Os números reforçam o trabalho que temos feito na promoção dos destinos, qualificação dos serviços e ampliação da conectividade aérea”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
De acordo com o coordenador do Obstur-MA, Igor Almeida, o feriado movimenta toda a cadeia turística. “O feriado prolongado é um momento essencial para o turismo, pois impulsiona a economia e fortalece o setor hoteleiro. Uma alta ocupação hoteleira significa mais receita para hotéis e pousadas, restaurantes, atrações locais e toda a cadeia produtiva, potencializando o destino”, disse.
A Setur-MA segue monitorando os dados do setor e promovendo ações integradas com o trade turístico para fortalecer o fluxo de visitantes em todas as regiões do estado. No sul do Maranhão, o turismo também está aquecido. De acordo com o superintendente da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, o feriado coincidiu com a pré-abertura da temporada. “Praticamente todos os meios de hospedagem da Chapada estão ocupados. Os principais atrativos turísticos que possuem estrutura de hospedagem, como Poço Azul, Pedra Caída, Itapecuru e Rancho das Estrelas, operam com capacidade máxima”, afirmou.
Ainda segundo ele, a procura foi tão expressiva que alguns empresários relataram o desejo de ter mais leitos para atender à demanda, o que reforça o potencial do destino no período de Semana Santa.
Movimentação aérea e rodoviária
O Aeroporto de São Luís deve receber cerca de 20 mil passageiros entre os dias 18 e 21 de abril, de acordo com a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal. O número representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 18.626 pessoas passaram pelo local. Para dar conta da demanda, centenas de pousos e decolagens foram programados.
“Nosso compromisso é garantir que cada passageiro tenha uma viagem tranquila e bem assistida. Para isso, reforçamos nossas equipes e adotamos medidas que garantam conforto, segurança e agilidade em cada etapa do embarque e desembarque”, afirma Marcelo Angelim, gerente do Aeroporto de São Luís.
Já o Terminal Rodoviário de São Luís, operado pela SINART, estimou 33 mil embarques e desembarques entre os dias 16 e 21 de abril, um aumento de 9% em relação a 2024. Foram confirmados 17 horários extras, com destino a cidades como Teresina, Fortaleza, Parnaíba, Belém, Imperatriz, Balsas e Tutóia. Entre os destinos mais procurados, destacam-se Fortaleza (CE), Teresina (PI), Parnaíba (PI), Belém (PA), Imperatriz, Balsas, Barreirinhas e cidades do Polo Lagos e Campos Floridos (Baixada Maranhense).