O ministro Flávio Dino poderá presidir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para ocorrer a partir de outubro de 2025. A informação foi divulgada pela revista IstoÉ, que aponta que Dino assumirá a presidência da Primeira Turma da Corte, colegiado responsável por julgar os processos relacionados à tentativa de golpe de Estado.
De acordo com a publicação, o ministro Cristiano Zanin deixa o comando da Primeira Turma em outubro, abrindo espaço para que Dino assuma a função. Como o julgamento envolvendo Bolsonaro deve se estender por conta da complexidade do caso e da quantidade de testemunhas a serem ouvidas, a expectativa é de que o processo já esteja sob a presidência do ex-governador do Maranhão quando for à pauta.
A IstoÉ também destaca que Flávio Dino e o ministro Alexandre de Moraes vêm atuando de forma alinhada nas decisões relacionadas à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Moraes, que preside o inquérito no STF, poderá relatar o caso, enquanto Dino comandaria a sessão de julgamento.