A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou a inclusão de cinco setores marítimos da Margem Equatorial no leilão de petróleo e gás que será realizado no próximo dia 17 de junho, durante o 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC).
Quatro desses setores estão localizados na Bacia da Foz do Amazonas e um na Bacia Potiguar, ambas situadas em extremos opostos da Margem Equatorial brasileira.
A decisão foi aprovada na 76ª reunião da Comissão Especial de Licitação, realizada na última sexta-feira (11).
A lista com os setores ofertados foi divulgada nesta segunda-feira (14) e inclui, ao todo, 16 setores distribuídos em cinco bacias sedimentares — quatro marítimas e uma terrestre.
Segundo a ANP, a inclusão dos novos blocos reflete o interesse da indústria na ampliação das atividades de exploração nessas regiões.
Trinta e uma empresas estão habilitadas para participar do leilão, entre elas gigantes do setor como Petrobras, TotalEnergies, Shell, Equinor, BP Energy, Chevron, ExxonMobil e CNOOC — estas duas últimas com operações em andamento na Guiana.
SETORES OFERTADOS NO LEILÃO
– Foz do Amazonas (marítimos):
– Bacia Potiguar (marítimo):
– Bacia de Pelotas (marítimos):
– Bacia de Santos (marítimos):
– Bacia dos Parecis (terrestres):
O leilão faz parte da estratégia da ANP de manter a atratividade do setor de óleo e gás no Brasil, promovendo novas oportunidades de exploração e produção em diversas regiões do país.