CONVERSAS DE BRASÍLIA. Lula recebeu Fufuca no Planalto, tratou do ministério dos Esportes, mas falou também sobre as eleições de 2026
O ministro dos Esportes André Fufuca (PP) ouviu pessoalmente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última semana, o desejo do Palácio do Planalto pela unificação do grupo do governador Carlos Brandão (PSB) com os remanescentes do dinismo nas eleições de 2026.
Fufuca foi ao presidente para tratar de questões relacionadas à sua pasta, mas não deixou de falar sobre a sucessão estadual; a este blog Marco Aurélio d’Eça, o ministro preferiu não adiantar detalhes da conversa.
Mas confirmou as tratativas sobre eleição, no seguinte diálogo:
Desde 2023, circula nos bastidores da política do Maranhão a informação de que Lula já teria imposto a Brandão e ao grupo dinistas a preferência pela inclusão do senador Weverton Rocha (PDT) na chapa de 2026; a senadora Eliziane Gama (PSD) também afirma ter o apoio e a simpatia de Lula para sua candidatura. (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui)
Este assunto já foi tratado diversas vezes neste blog Marco Aurélio d’Eça, e analisado mais detidamente no post “Lula fez a mesma promessa a Weverton e Eliziane sobre 2026…”.
Pelo que ficou entendido na conversa com o ministro do Esporte – que também é pré-candidato a senador – essa preferência lulista só existe na cabeça dos interessados.
Mas as coisas devem clarear melhor mesmo a partir de abril de 2026.
É aguardar e conferir…