Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 sem pagar a taxa de inscrição têm até as 23h59 do dia 25 de abril para solicitar a isenção. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com login do Gov.br.
Para solicitar a gratuidade, o candidato deve informar o número do CPF e a data de nascimento, conforme os dados registrados na Receita Federal. Além disso, é necessário comprovar que se enquadra em pelo menos um dos critérios definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Têm direito à isenção estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio em escola pública (regular ou EJA), alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, além de pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025). Também têm direito aqueles com cadastro ativo no CadÚnico e os participantes do programa Pé-de-Meia.
Os documentos necessários para comprovar as condições exigidas estão descritos no edital do Enem. Entre eles estão declaração escolar atualizada e comprovantes de renda. O Inep reforça que não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais e responsáveis.
Candidatos que obtiveram a isenção em 2024, mas não compareceram à prova, devem justificar a ausência para ter direito à gratuidade em 2025. A justificativa deve ser feita no mesmo sistema de solicitação de isenção e dentro do mesmo prazo, até 25 de abril.
O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas será divulgado em 12 de maio. Recursos poderão ser apresentados entre os dias 12 e 16, com resultado final previsto para 22 de maio.
O período oficial de inscrições para o Enem 2025 será anunciado após o encerramento dessa etapa, em novo edital.