Maioria do STF barra tentativa de Bolsonaro de afastar Moraes, Dino e Zanin A Primeira Turma do STF analisará a denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e outros 32 acusados no dia 25 deste mês. Caso a maioria dos ministros aceite a denúncia, todos se tornarão réus e responderão a uma ação penal.
Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://blogdominard.com.br/
Link da Notícia:
Foto Reprodução (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://blogdominard.com.br/)
Foto Reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (19) para rejeitar os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do general Braga Netto, que tentavam impedir os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin de participarem do julgamento da denúncia sobre a suposta trama golpista.
Até agora, sete dos 11 ministros votaram contra os pedidos da defesa, garantindo a presença dos magistrados no caso e confirmando que a análise será feita pela Primeira Turma do STF, e não pelo plenário. A votação ocorre em sessão virtual e será encerrada às 23h59 desta quinta-feira (20), sem debates presenciais.
Investida fracassada
As tentativas da defesa de Bolsonaro de afastar os ministros foram rejeitadas em fevereiro pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso. A estratégia do ex-presidente era questionar a imparcialidade de Dino e Zanin: Dino, por ter apresentado uma queixa-crime contra Bolsonaro enquanto ocupava o Ministério da Justiça; e Zanin, por ter sido advogado da campanha de Lula em 2022 e movido ações contra a chapa bolsonarista.
Braga Netto, por sua vez, buscava impedir Alexandre de Moraes de atuar no caso, alegando que o ministro seria parte envolvida, já que foi alvo da suposta conspiração golpista. Barroso, no entanto, rejeitou o pedido.
O que vem a seguir
A Primeira Turma do STF analisará a denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e outros 32 acusados no dia 25 deste mês. Caso a maioria dos ministros aceite a denúncia, todos se tornarão réus e responderão a uma ação penal.
O colegiado é formado por Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Pelo regimento do STF, as turmas são responsáveis por julgar ações penais, e, como Moraes faz parte da Primeira Turma, caberá a ela conduzir o julgamento.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Rádio Web Focus, A sua vida é feita de Hits, é um serviço de rádio que funciona a partir da internet, usando a conexão de dados para receber as informações e transmiti-las. Copyright (c) 2025 - Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA - Todos os direitos reservados