
Pedro Lucas Fernandes (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://www.luispablo.com.br/)
Pedro Lucas Fernandes
No último dia 26, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) recomendaram a rejeição do pedido da Petrobras para a pesquisa de exploração de petróleo na Bacia Foz do Amazonas, área que compõe a Margem Equatorial.
À Folha, o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil, criticou a recomendação e disse que é preciso mudar o Ibama. “É a única solução. O pensamento ideológico dentro do Ibama é muito forte”, pontuou.
Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, reforçou que está “mais que na hora” de autorizar a pesquisa na Margem Equatorial. Para o parlamentar, a matéria voltou a ganhar força com a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado. O Amapá é um dos estados que se beneficiaria de uma eventual exploração de petróleo na Margem Equatorial.
“O peso do Davi tem sido importante. A gente sentiu como evoluiu a questão da Margem”, frisou. Pedro Lucas destacou o benefício econômico de estados que poderiam ser favorecidos pela exploração. Ele cita que no Maranhão a previsão de aumento do PIB é de 14%. No Amapá, a estimativa seria de um aumento de 20%. “É uma descoberta gigantesca. É uma marca do governo”, ressaltou o parlamentar.