Quase dois anos após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19, uma notícia relacionada à circulação do vírus chamou a atenção de uma pequena cidade do interior do Maranhão.
Em Amarante do Maranhão, a Prefeitura Municipal, anunciou, nesta quarta-feira (26), a suspensão de todas as festividades de Carnaval na cidade, incluindo eventos públicos e privados. A decisão, oficializada pelo Decreto nº 005/2025, foi tomada como medida preventiva diante do aumento de casos de Covid-19 na localidade.
Além do Carnaval, a tradicional Copa do Trabalhador também foi cancelada. O decreto determina a proibição de qualquer evento que possa gerar aglomerações, como shows e o uso de som automotivo, pelo período inicial de 15 dias, podendo ser prorrogado caso a situação epidemiológica exija.
O documento também estabelece ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março de 2025 para os órgãos da administração pública municipal, com exceção dos serviços essenciais.
A Prefeitura justificou a medida como uma forma de conter a disseminação do vírus e proteger a saúde da população. No entanto, até o momento, não há informações sobre possíveis ações de apoio a comerciantes e organizadores de eventos impactados pela suspensão das festividades.
De acordo com boletim epidemiológico emitido pelo Município na segunda-feira, 24, há 74 casos confirmados da doença no municípios, e apenas uma internação. O documento não especifica o período da contagem.