Foto Reprodução (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)
Morreu na madrugada desta terça-feira, 7, por volta das 3h, em Parnaíba, a quarta vítima de um envenenamento que abalou uma família local. Francisca Maria Silva estava internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) desde 1º de janeiro, quando ela e outros familiares apresentaram sintomas graves após consumirem alimentos contaminados. A morte foi confirmada pela diretoria do HEDA.
Além dela, o envenenamento já vitimou um adolescente de 18 anos, um bebê de 1 ano e uma criança de 3 anos. Francisca Maria era mãe de João Miguel Silva e Ulisses Gabriel Silva, de 7 e 8 anos, que também perderam a vida em 2024 depois de consumirem cajus contaminados, supostamente oferecidos por uma vizinha.
Das nove pessoas que ingeriram os alimentos, quatro receberam alta hospitalar. Contudo, uma criança de 4 anos permanece na UTI pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Apesar do quadro ainda ser grave, houve uma estabilização do estado de saúde nas últimas 24 horas.
A Polícia Científica do Piauí confirmou, por meio de um laudo pericial divulgado na segunda-feira (6), a presença do pesticida terbufós, da classe dos organofosforados, no arroz ingerido pelas vítimas. Com isso, descartou-se a hipótese inicial de que o envenenamento tivesse origem nos peixes consumidos pela família.
O CASO
No dia 1º de janeiro, um bebê de 1 ano e um jovem de 18 anos faleceram no HEDA após apresentarem sinais de envenenamento. Outros familiares também passaram mal e foram hospitalizados. No dia 3 de janeiro, uma criança de 3 anos, que estava internada no HUT em Teresina, não resistiu e faleceu.