Foto Reprodução (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)
Uma pesquisa realizada no Hospital Universitário de Brasília (HUB) apontou que 70% das crianças e jovens com autismo moderado a grave apresentaram melhorias significativas após o uso de canabidiol (CBD), substância derivada da cannabis.
O estudo, apresentado no 19º Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, acompanhou 30 pacientes de 5 a 18 anos e indicou avanços em aspectos como comunicação, atenção e qualidade de vida, além de diminuição na agressividade e irritabilidade.
Entre as mudanças observadas durante o tratamento, os pesquisadores destacaram o aumento nas habilidades de comunicação e o aprimoramento no contato visual, atenção e aprendizagem dos pacientes.
Houve também uma significativa redução nos comportamentos agressivos e irritáveis, o que, segundo os responsáveis pelo estudo, impactou positivamente a qualidade de vida do grupo.
A neurologista infantojuvenil Jeanne Alves de Souza Mazza, líder do estudo, explicou que o medicamento foi administrado juntamente com alimentos para aumentar sua absorção e eficácia.
O estudo utilizou o Nabix 10000, um fitoterápico desenvolvido pela farmacêutica americana FarmaUSA, que contém canabidiol.
No Brasil, o medicamento só pode ser obtido por importação controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com Helder Colmenero, diretor científico da FarmaUSA, o Nabix 10000 é indicado apenas para pacientes que não responderam a outros tratamentos, apresentam baixa qualidade de vida ou sofrem com sintomas complexos.
O estudo foi conduzido entre 2022 e 2024, com um período de seis meses dedicados ao tratamento, coleta e monitoramento dos pacientes.
Posteriormente, os dados foram compilados e analisados ao longo de um mês para finalização dos resultados.
O QUE É O CANABIDIOL?
O canabidiol (CBD) é um composto derivado da planta cannabis, legalizado para uso medicinal no Brasil em condições específicas.
Desde 2015, a Anvisa permite a importação de produtos à base de cannabis para tratamentos médicos e, a partir de 2019, autorizou a comercialização em farmácias.
Com eficácia comprovada no tratamento de condições como epilepsia e Alzheimer, o CBD pode ser encontrado em formatos como óleos, pomadas, extratos e cápsulas.