Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Brasil ( Cidades do Maranhão )

Publicada em 21/09/24 às 09:16h
Em Santa Inês, Justiça manda suspender pesquisa que colocava Felipe dos Pneus na frente
O juiz também deu prazo de dois dias para que o instituto apresente sua defesa e encaminhou o processo para parecer do Ministério Público Eleitoral.

Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://www.glaucioericeira.com.br/

Foto: Divulgação  (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://www.glaucioericeira.com.br/)

A corrida eleitoral em Santa Inês ganhou mais um capítulo polêmico. A Justiça Eleitoral determinou a retirada imediata de uma pesquisa divulgada pelo Jornal Imparcial, realizada pelo Instituto Exata, que colocava o candidato à reeleição Felipe dos Pneus (Progressistas) em grande vantagem sobre sua principal adversária, Solange Almeida (PL).

A pesquisa, que havia sido divulgada há dois dias, mostrava Felipe com 46,57% das intenções de voto no cenário estimulado, quase 20 pontos à frente de Solange, que aparecia com 26,3%.

A decisão foi tomada pelo juiz Raphael Leite Guedes, da 57ª Zona Eleitoral de Santa Inês, que acatou a representação que apontou diversas irregularidades na pesquisa.

Dentre as falhas apontadas estavam a discrepância entre o total de entrevistas e a soma por gênero, dados desatualizados e a amostra da zona rural sub-representada. Além disso, a pesquisa trazia perguntas tendenciosas, que poderiam favorecer diretamente o candidato Felipe dos Pneus.

O ponto que mais chamou a atenção do juiz foi a inclusão de perguntas que simulavam cenários inexistentes, especulando a desistência de candidatos ou um segundo turno, o que não faz sentido em Santa Inês, que possui apenas 63 mil eleitores — muito abaixo do número necessário para que ocorra uma segunda rodada de votação, como previsto na Constituição. Segundo o magistrado, esse tipo de abordagem poderia confundir o eleitorado e, por isso, a pesquisa foi classificada como “tendenciosa” e “enganosa”.

Com a decisão, o Instituto Exata tem até duas horas para suspender a divulgação da pesquisa, sob pena de multa de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento. A pesquisa já havia sido amplamente divulgada nas redes sociais e em sites de notícias, mas agora deve ser retirada do ar.

O juiz também deu prazo de dois dias para que o instituto apresente sua defesa e encaminhou o processo para parecer do Ministério Público Eleitoral.

Este é mais um revés para a campanha de Felipe dos Pneus, que enfrenta uma disputa acirrada com Solange Almeida.

A retirada da pesquisa gera ainda mais questionamentos sobre a lisura das estratégias adotadas pela desesperada campanha de reeleição de Felipe.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






Hits da Focus com Lindenberg Leal
Peça sua Música

  • Gilson
    Cidade: Urbano santo
    Música: Reggae
  • Alexandro
    Cidade: Barreirinhas
    Música: Melo de elizangela
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Publicidade Lateral





(98) 99126 -1269


















Rádio Web Focus, A sua vida é feita de Hits, é um serviço de rádio que funciona a partir da internet, usando a conexão de dados para receber as informações e transmiti-las.
Copyright (c) 2024 - Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA - Todos os direitos reservados