Foto: Divulgação (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)
Na manhã desta sexta-feira, 20,, o Brasil testemunhou seu primeiro voo experimental de um “carro voador” na cidade de Quadra, São Paulo.
O modelo testado foi o EH216-S, um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) desenvolvido pela empresa chinesa EHang.
O evento marcou um passo importante para a inovação no transporte aéreo e contou com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, além de representantes do setor e da imprensa.
A EHang opera no Brasil através de duas representantes comerciais, a AT Global e a GoHobby, que já haviam solicitado e obtido a autorização para voos experimentais junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O voo não tripulado ocorreu a cerca de 80 quilômetros da capital paulista e foi pilotado remotamente por Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, que se tornou o primeiro brasileiro a operar o EH216-S em solo nacional.
Jeovan Alencar também foi designado como o comandante brasileiro que irá pilotar essas aeronaves remotamente no futuro.
O modelo EH216-S é capaz de transportar até duas pessoas, com uma carga útil de 220 quilos e um alcance de aproximadamente 30 quilômetros.
O veículo é alimentado por 12 baterias independentes e 16 motores, e sua operação é totalmente automatizada, permitindo que o piloto controle o voo a partir do solo, utilizando um sistema inteligente de comando.
Desde dezembro de 2023, a EHang tem promovido o carro voador em diversos eventos para familiarizar o público com essa nova tecnologia.
De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, o Brasil ocupa a terceira posição no mercado global de eVTOLs, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, tornando-se uma opção promissora para o transporte em grandes cidades, como São Paulo, e em regiões remotas com infraestrutura limitada.