Foto: Divulgação (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)
O ministro André Fufuca fez parte da comitiva de Lula, que nesta quinta-feira, 19, selou acordo histórico garantindo os direitos territoriais das comunidades quilombolas
A viagem a Alcântara mostrou um presidente da República orgulhoso, inspirado e com o bom humor em alta. Lula comemorou o desfecho da questão que envolvia as comunidades quilombolas e brincou com o público ao revelar que sua paixão pelo futebol quase o transformou em um jogador profissional.
“Quando o Fufuca perguntou quem gostava de jogar futebol, não sei se vocês sabem, quase que eu fui profissional. Se não me viram jogar é porque a imprensa está me escondendo”, brincou Lula.
Seguindo bem-humorado, Lula festejou a decisão do ministério do Esporte de trazer mais infraestrutura esportiva para Alcântara. A fala de Lula revela reconhecimento ao trabalho que Fufuca vem fazendo à frente do ministério, sobretudo depois dos bons resultados conquistados pelos nossos atletas, em Paris.
“O Fufuquinha assumiu o compromisso de fazer uma superquadra poliesportiva aqui para ter preparação da nossa juventude. Afinal de contas, ele acaba de voltar de Paris, onde nós tivemos os jogos Olímpicos e paralímpicos. E foi motivo de orgulho, sobretudo o desempenho das pessoas com deficiência. Foi uma coisa extraordinária”, celebrou o presidente.
Ao fazer uso da palavra, o ministro André Fufuca destacou o carinho e o compromisso do presidente Lula com o povo de Alcântara. “Nós agora a pouco estávamos nos quilombos e eu vi a sensibilidade, a delicadeza, o amor com que o presidente tratava a quem nada tinha lhe oferecer. É isso o que alimenta o espírito, alimenta a alma, alimenta a fé e alimenta a certeza de que o Brasil está no caminho certo, que é daqui para frente que nós iremos seguir. Viva os quilombos, viva Alcântara, viva o Brasil!”, disse o ministro.
Durante a ida a Alcântara, Lula entregou 21 títulos de domínio a comunidades quilombolas de todo Brasil, em ato para celebrar o acordo histórico para atendimento à reivindicação de comunidades quilombolas de Alcântara e fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro. O presidente também assinou 11 decretos de interesse social, passo fundamental para a titulação dos territórios. As entregas representam a garantia de direitos a 4,5 mil famílias, com a destinação de mais de 120 mil hectares para 19 comunidades de nove estados brasileiros.
Alcântara é o município que tem a maior proporção de população quilombola do País, com 84,6% dos moradores autodeclarados. O Território Quilombola de Alcântara tem 152 comunidades e cerca de 3.350 famílias. Nas entregas de hoje, essas famílias foram contempladas com as assinaturas da Portaria de Reconhecimento e do Decreto de Interesse Social, e outros instrumentos que irão ajudar na agilidade para a titulação do território.
Também participam do evento representantes das Comunidades Quilombolas de Alcântara e do Brasil e representantes de órgãos e entidades do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério da Defesa (MD), entre outros.