Rayssa Leal em ação no Mundial de Roma, na Itália (Foto: Divulgação/World Skate) (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA)
Neste sábado (14), Rayssa Leal venceu o Mundial de skate street, na Itália, e tornou-se bicampeã da competição. Com apenas 16 anos, a brasileira já havia conquistado a edição de 2022 e sido vice em 2023. Em uma final disputada, Rayssa, única não japonesa na final, foi campeã com 270,56 pontos. Completando o pódio, vieram Momiji Nishiya (269,14) e Miyu Ito (249,53).
Na final deste sábado, cada skatista tinha 45 segundos para executar para executar duas voltas na pista, computando a melhor nota. Rayssa Leal iniciou sua participação depois da Liz Akama atingir a nota 83,78, então já sabia de qual nota precisaria. A brasileira respondeu à altura e, com uma excelente volta, ela tirou 86,44 e assumiu a primeira colocação. Campeã em Tóquio 2020, Momiji Nishiya conseguiu 85,33.
O nível da primeira edição da competição após as Olimpíadas de Paris 2024 foi altíssimo. Na segunda volta, Rayssa foi uma das poucas a melhorar sua nota. Em uma manobra linda e limpa, a skatista maranhense superou a nota anterior com um 88,43.
Na execução da última manobra, Rayssa teve um pouco mais de dificuldade. Na primeira tentativa, ela sofreu uma queda e zerou a nota. Na segunda, ele chegou a completar o movimento, mas acabou desistido para ter a chance de executar a manobra novamente. Enquanto isso, ela perdeu a liderança para Momiji Nishiya, que atingiu 269,14 pontos, com uma manobra excelente que lhe rendeu 94,88 pontos e a levou às lágrimas.
Mas, Rayssa conseguiu se recuperar com 8,14 pontos na sua terceira tentativa, que lhe alçou para a quarta colocação mesmo com uma nota a menos. Na penúltima tentativa, a brasileira executou um backside flip smith limpo, fez 93,99 pontos e chutou o skate, sabendo que havia conseguido uma nota que lhe garantiu o bicampeonato mundial.