Foto Reprodução (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://diegoemir.com/)
Já foi iniciada a obra que vai ampliar o Hospital UDI, um dos mais tradicionais do Maranhão. Sob gestão da Rede D´or desde 2018, a unidade hospitalar deve ganhar 240 novos leitos em um prédio anexo a ser construído na área do atual estacionamento. No local, também terá a ampliação do estacionamento, que terá quatro andares exclusivos para atender os pacientes, acompanhantes e trabalhadores. O investimento total deve ultrapassar os R$300 milhões.
A obra está ainda na fase inicial e com dois anos de atraso, pois foi anunciada em 2021, porém superados alguns cenários desfavoráveis, o que incluiu a pandemia da covid-19 entre 2020/2022, o projeto está saindo do papel.
O projeto arquitetônico da ampliação do Hospital UDI é da JKS, empresa especialista em arquitetura e design, e que já assinou outras obras como dos laboratórios Cedro, Dom Diagnóstico, laboratório veterinário Cernitas e chegou a projetar o Medical Center da Cohab, que teve a obra interrompida.
Por estar utilizando a área do estacionamento, o hospital fez parcerias com um estacionamento próximo e tem oferecido o sistema de transfer para garantir comodidade aos clientes.
A Rede d´Or é o maior grupo de saúde privada do país, possuindo mais de 11 mil leitos e 69 hospitais em todo o país. Desde 2022, o grupo é associado ao convênio de saúde SulAmérica, tornando o valor de mercado estimado no valor de R$65 bilhões.
Em São Luís, outras três gigantes controlam os hospitais privados: Grupo Dasa, o São Domingos; Grupo Athena, o Maranhense e a Hapvida, o Guarás.
O Hospital UDI foi inaugurado em 1995 e desde então passou por diversas reformas e melhorias, mas agora, será a maior intervenção, que pode torna-lo na maior unidade hospitalar privada do estado, título este que atualmente é do São Domingos no bairro do Bequimão em São Luís.